FAPEC - Faculdade FAPEC

Programa: PROEX

Apresentação

A extensão universitária é, na realidade, uma forma de interação que deve existir permanentemente entre a universidade e os diversos setores da sociedade. Assim, a extensão universitária deve ser entendida como ato ou efeito de estender à comunidade social, o acesso à Instituição de Ensino Superior-IES, indissociável, portanto, das funções de ensino e pesquisa.  Na busca da qualidade de vida, a extensão é uma ação que envolve o corpo docente, discente e outros elementos no sentido de levar conhecimento e/ou assistência à comunidade, recebendo dela influxos positivos e, reciprocamente, aprendendo com o saber desta comunidade, com os seus valores e a sua cultura. 

Finalidade 

O PROEX tem como finalidade fomentar ações de cultura e extensão integrando instituição/comunidade, prestando contribuição sócio-educacional às comunidades intra e extrafaculdade, no oferecimento de atividades extensionistas com qualidade e compromisso social. Propõe-se, assim, a apoiar programas, projetos, cursos e eventos que envolvam temáticas voltadas para os desafios da realidade articulados com o ensino e a pesquisa. Os cursos de Biomedicina e Enfermagem da FAPEC esperam que através do seu Programa de Extensão - PROEX possam prestar uma contribuição sócio-educacional às comunidades interna e externa, no oferecimento de atividades de extensão com qualidade e compromisso social. O PROEX constitui-se em um órgão, com objetivos, constituição e funcionamento próprios. 

Objetivos 

O PROEX/FAPEC tem como objetivos: 

  • Aperfeiçoar as relações de intercâmbio entre a FAPEC, outras Instituições de Ensino e comunidade.
  • Articular o ensino, a pesquisa e a extensão com as necessidades da comunidade.
  • Contribuir para a disseminação do conhecimento - ciência e tecnologia - proporcionando vários serviços públicos, voltados para a comunidade.
  • Possibilitar ao professor e ao aluno contribuírem com seus conhecimentos nos programas de extensão.
  • Aprofundar conhecimentos relativos aos problemas sociais ajudando na sua minimização e/ou na sua solução, a partir de fundamentos legais e teórico - práticos.
  • Realizar atividades com características interdisciplinares, numa perspectiva de interação entre os cursos da FAPEC, assim como com a comunidade externa;
  • Apoiar os cursos, quanto à ampliação e consolidação de atividades de extensão para profissionais da área e áreas afins e para a comunidade em geral;
  • Estimular o desenvolvimento de atividades de extensão relacionadas ao ensino e à pesquisa;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade dos cursos, especialmente no que se refere à consolidação e disseminação de conhecimento de cada área;
  • Estimular a integração do corpo docente e discente na prática de atividades de extensão, fomentando a participação dos graduandos no processo extensionista.